Tomar - Portugal
967699281
saboresdoribatejo.pt@gmail.com

Almeirim

Cidade de Almeirim

História e pequena descrição desta linda cidade

Segundo alguns historiadores, o nome da cidade provém de um nome árabe, Al-Meirim. Foram descobertos recentemente fragmentos de cerâmica do séc. I. 
A vila de Almeirim foi fundada em 1411 por D. João I. A corte, atraída pela presença do rei, construiu à volta do palácio boas casas e quintas. Deste palácio nada resta, sendo as últimas ruinas criminosamente arrasadas em 1890 após o respectivo recheio ser saqueado na derrota do absolutismo.
 
Era considerada a «Sintra de Inverno», para a corte.
 
D. Duarte, em 1430, mandou construir uma torre gigantesca. Mas D. João I, por ver que esta não ficou perfeitamente direita, mandou demoli-la.
 
D. Manuel I passou ali grande parte do tempo entre 1510 e 1516, sendo seguido neste exemplo por D. João III, que mandou construir a igreja e o hospital de Nª. Srª. da Conceição, S. Roque e S. Sebastião, em 1527.
 
Na vila de Almeirim foram realizadas cortes em 30.3.1544, onde foi jurado príncipe herdeiro D. João, filho de D. João III e pai de D. Sebastião, e em 11.1.1580 para resolver a sucessão do Cardeal D. Henrique. Ali se celebraram os casamentos de D. Isabel com o imperador Carlos V e o de seu filho Filipe II com a infanta D. Maria. Ali morreu em 31.Jan.1580 o cardeal D. Henrique.
 
O feriado municipal é em 1 de Maio.
ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanish