Tomar - Portugal
967699281
saboresdoribatejo.pt@gmail.com

Rio Maior

rio-maior

Cidade de Rio Maior

História e pequena descrição desta linda cidade

Rio Maior é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 8 000 habitantes.

É sede de um município com 272,76 km² de área[2] e 21 192 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 10 freguesias.[5] O município é limitado a norte pelo município de Porto de Mós, a nordeste e a sul por Santarém, a sul pela Azambuja, a oeste pelo Cadaval e pelas Caldas da Rainha e a noroeste por Alcobaça.
Desde 2002 que Rio Maior integra a região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.
A 3 km da cidade de Rio Maior pode encontrar as Salinas naturais de Rio Maior.
Rio Maior intitula-se a cidade do Desporto, porque apesar do seu pequeno tamanho conta com vastas e premiadas infraestruturas de desporto (complexo desportivo classificado em 3º lugar no concurso internacional IOC/IAKS AWARD 2007[6]) e com três Clubes com alguma projecção. O União Desportiva de Rio Maior, que tem apenas o Futebol como modalidade, o Clube de Natação de Rio Maior, que tem como modalidades mais proeminentes a natação e o atletismo, do qual faz parte Susana Feitor, tendo também o mérito de ser um dos clubes Portugueses que leva mais atletas aos jogos olímpicos (atletas esses maioritariamente da disciplina de Marcha do atletismo, mas também com presenças olímpicas de nadadores), que também dá nome à pista de atletismo do Estádio Municipal e a Casa do Povo de Rio Maior o mais antigo clube da cidade, que tem nos últimos anos levado o Judo aos mais altos patamares nacionais e internacionais, onde a atleta Yahima Ramirez é actualmente a judoca de maior projecção. Rio Maior apostou forte nas instalações desportivas, possuindo um bem equipado parque desportivo, do qual faz parte o moderno Centro de Estágios e a Piscina Olímpica, estando no entanto muito desaproveitado em termos locais.
A Câmara Municipal pertenceu durante vários anos ao Partido Socialista, na pessoa de Silvino Manuel Gomes Sequeira. Nas eleições autárquicas de 2009, a coligação PSD/CDS conquistou a Câmara Municipal, e Isaura Morais tornou-se a primeira mulher a ocupar a Presidência da Câmara Municipal.

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanish